Logo da Fundação Dorina, que é um smile com óculos escuros e abaixo escrito Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Capacitar para Incluir

INSCRIÇÕES ENCERRADAS


O número de interessados ultrapassou a quantidade de vagas disponíveis para os cursos. Por esse motivo, encerramos as inscrições antes da data prevista. Por favor, caso tenha interesse preencha o formulário ao lado para a lista de espera dos próximos cursos de Educação Inclusiva.


Preencha os seus dados

Entraremos em contato para os próximos cursos

Nosso objetivo é capacitar professores e promover condições para que o processo de inclusão escolar ocorra de maneira mais adequada e com maior sucesso !

Foto de um menino usando uma lupa eletrônica. Ele tem cabelos lisos, usa óculos escuros, tem pele clara e veste uma jaqueta jeans azul.

Baixa visão:

recursos fundamentais para inclusão


Das 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, segundo o censo IBGE 2010, seis milhões apresentam baixa visão. O curso tem por objetivo contextualizar esse universo bastante desconhecido e que gera muitas dúvidas no processo educacional por meio de conteúdos teóricos, estudos de caso e experimentação com tecnologias assistivas atuais.

Foto de livros abertos em braille.

Sistema Braille de leitura e escrita: noções básicas


O curso tem como objetivo capacitar professores para ampliar o apoio ao receber os alunos com deficiência visual na sala de aula regular. A metodologia será pautada na execução de atividades práticas, fomentando a criatividade desses profissionais na elaboração de recursos pedagógicos inclusivos e despertando suas competências e habilidades como multiplicadores de conteúdo.

 

Conheça as professoras


Foto preto e branco de Eliana Cunha. Ela tem pele clara, cabelos lisos na altura dos ombros, usa óculos e colar e está de jaleco.  Ela está sorrindo.

Eliana Cunha

Mestre e doutoranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP; ortoptista pós-graduada em Distúrbios Visuais pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP); especialista em baixa visão pela Santa Casa de Misericórdia de SP; orientadora familiar pela Universidade de Navarra, Espanha, e membro da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal. Atualmente é coordenadora da área de Educação Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Foto preta e branca de Tânia Resende. Ela tem pele clara, cabelos lisos na altura dos ombros, usa brinco e veste uma camiseta. Ela está sorrindo.

Tânia Resende

Mestre em Educação pela UNICID – SP, graduada em Pedagogia pela UNIP e habilitada na educação de deficientes visuais pela UNESP-Marília Atualmente compõe a Comissão Brasileira do Braille, atua como professora de Sala de Recursos para pessoas com deficiência visual - APE da Rede Estadual de São Paulo e é membro da equipe técnica do CAPE.

À esquerda está escrito em destaque Rotary em azul e abaixo em letra menor está escrito Fujinomiya Rotary Club District 2620 e ao lado direito, tem uma ilustração de engrenagem na cor laranja.
À direita está o outro logo, e está escrito em destaque Rotary em azul e abaixo em letra menor está escrito Club São Paulo Liberdade Distrito 4430 e ao lado direito, tem uma ilustração de engrenagem na cor laranja.

Fundação Dorina Nowill para Cegos